Você está aqui: Página Inicial / Inicio

Inicio

Em 22 de Agosto de 2017 - PIBID divulga Edital de Retificação Nº 01, de 21 de agosto de 2017 . Retifica Edital original N.o 110 IFFluminense, de 8 de junho de 2017. Processo Seletivo de Professor Supervisor para Física.

Em 16 de Agosto de 2017 - PIBID divulga o primeiro volume do "Informativo PIBID". Agora, a partir de Agosto de 2017, o PIBID IFF Campos Centro, contará com seu informativo mensal, divulgando as melhores atividades realizadas pelos bolsistas, eventos que participaram e notícias relevantes para o projeto. Venha Conferir 

Em 03 de Agosto de 2017 - PIBID divulga Resultado Final refente ao Edital Nº 110, IFFluminense, de 8 de junho de 2017.  Divulgação do resultado final do processo seletivo para SUPERVISOR da área do  PIBID FÍSICA. Para acessar o resultado clique aqui. 

Em 31 de Julho de 2017 - PIBID divulga a relação de candidatos Classificados do Edital Nº 110, IFFluminense, de 8 de junho de 2017. Relação de classificados para a realização da carta de motivação e da entrevista referente ao edital. Para acessar a lista Clique aqui

Em 21 de Junho de 2017 - Aberto novo Edital de Seleção de Professor Supervisor para o  subprojeto de Física do Pibid. Os interessados deverão entregar a documentação exigida no edital no Setor de Protocolo do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, localizado na Rua Dr. Siqueira, 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes - RJ, no período de 24/07/2017 a 28/07/2017, das 10h às 17h, excluindo-se sábados, domingos e feriados.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no IFF oferece 1 (uma) vaga para preenchimento imediato. Para mais informações consulte o Edital

PIBID divulga Resultado Final referente ao Edital nº22 de 15 de Fevereiro de 2017. Divulgação do resultado final do processo seletivo para bolsista Pibid da área de Física referente ao edital nº22 de 15 de Fevereiro de 2017. Para acessar o resultado clique aqui. De acordo com artigo 21 do referido edital a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa será realizada em local e data a ser definida pela comissão PIBID/IFFluminense. 

PIBID divulga a relação dos Classificados do Edital nº22 de 15 de Fevereiro de 2017. Relação dos Classificados para a realização da carta de motivação e das entrevistas referente ao edital No 22 de 15 de Fevereiro de 2017, de acordo com o cronograma do mesmo. Para acessar a lista clique aqui ou acesse o site do IFF clicando aqui.

ABERTO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID - ÁREA DE FÍSICA

Aberto novo Edital de Seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência para o subprojeto de Física do Pibid.     Os interessados deverão entregar a documentação exigida no edital no Setor de Protocolo do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, localizado na Rua Dr. Siqueira, 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes - RJ, no período de 20/02/2017 a 17/03/2017das 09h às 19h, excluindo-se sábados, domingos e feriados.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no IFF oferece 1 (uma) vaga para preenchimento imediato e 2 (duas) vagas para preenchimento em caso de vacância. Para mais informações consulte o edital.

PIBID/IFF no II CONEPE

Bolsistas e coordenadores do PIBID/IFF participaram do II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), realizado entre os dias 20 a 22 de outubro de 2015, no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Guarus.
O CONEPE é um evento aberto para toda comunidade e em sua programação há palestras, mesas redondas, comunicação oral e exposição de pôsters. Tem o objetivo de contribuir para a construção e transmissão de conhecimento científico em nossa região.
                                             
Os bolsistas e coordenadores do PIBID das áreas de Biologia, Física e Química, estiveram envolvidos no evento. Apresentaram pôsteres e comunicações orais, mostrando experiências e resultados dos trabalhos realizados nas escolas parceiras do PIBID. Para a bolsista Samara Santos, do PIBID/Biologia, “... foi muito importante ter essa experiência no CONEPE, porque o trabalho apresentado sobre o desenvolvimento de Games, já está sendo construído há meses e no evento tive a oportunidade de mostrar os resultados atingidos.” Samara fez uma apresentação oral do trabalho intitulado “Desenvolvimento de games na sala de aula: Uma iniciativa para a introdução de linguagens de programação dinâmicas e jogos de computador no Ensino Médio” que vêm sendo desenvolvido nas turmas de Ensino Médio do Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), escola parceira do PIBID/IFF.

I Café “Literomatemático” da Escola Lions I

Foi realizado nesta segunda-feira, 28 de setembro, no IFF campos centro, o I Café “Literomatemático” da Escola Lions I, escola parceira do Pibid.

                                15
O evento foi uma iniciativa do Pibid-Matemática com apoio de professores da escola parceira, destinado às turmas de 9° ano. O objetivo do Café “Literomatemático” foi mostrar a importância e a possibilidade de trabalhar as disciplinas de Matemática e Literatura.
Os alunos do Lions I fizeram várias apresentações unindo a matemática à música, teatro, dança e contos, mostrando que é possível enxergar o mundo dos números nas artes e literatura.
No final das apresentações os alunos e professores do Lions I, agradeceram aos bolsistas do Pibid-Matemática pelo belo trabalho que vêm realizando ao longo desse tempo na  escola. Para a aluna Marcela do 9° ano, “...o Pibid é muito importante, pois foge um pouco do “momento aula” e proporciona atividades divertidas e diferentes”.
A professora Fabiana Santos, supervisora do Pibid-Matemática, ainda comentou sobre a importância do Pibid para os licenciandos. Segundo ela, o Pibid leva os alunos para prática, para realidade da sala de aula. O que a mesma sentiu falta durante sua formação.

II Café Literário do Colégio Julião Nogueira

Pibid-Letras em parceria com o C. E. Julião Nogueira realizaram no dia 25 de setembro o II Café Literário.
Esse ano o projeto elegeu o tema “Música” para desenvolvimento do Café Literário.  A escolha foi baseada em experiências positivas nas escolas, nas quais foram utilizadas essa estratégia de ensino.

                                          
Segundo os bolsistas, o Café incentivou os alunos da escola a mostrarem suas habilidades artísticas, como composição de músicas, confecção de paródias e poemas. Além disso, o evento tornou mais visível o trabalho do Pibid na escola, já que o público teve a oportunidade de ver o trabalho mais de perto durante esses dias.
Tanto os professores quanto a direção da escola pararam suas atividades cotidianas da escola para prestigiarem o encontro. Nessa oportunidade, eles se encantaram e se envolveram com as apresentações. Para eles, o envolvimento dos alunos nas atividades criando poemas, contos, composições musicais, paródias e grupos de dança para apresentarem no Café Literário, já mostra claro processo de transformação na escola. Os alunos participantes das atividades passaram a ler mais e se mostrarem mais motivados a aprender.
Os presentes no evento puderam perceber o belo trabalho que o Pibid-Letras tem realizado ao longo desse tempo no Colégio Julião Nogueira.

Bolsistas do programa Pibid do IFFluminense participaram da organização da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) em colégio estadual de Campos-RJ.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) teve a sua primeira etapa realizada no dia 13 de agosto de 2015, em todo o país. No Colégio Estadual José do Patrocínio (Cejopa), em Campos dos Goytacazes-RJ, o evento foi supervisionado por professores da escola e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do campus Campos Centro, e que desenvolvem projetos relacionados à área de Física. Mais informações

PIBID/IFF Interdiciplinando.

Segunda-feira, 24 de agosto de 2015, alunos das turmas de 9° ano e professores da E. M. Lions I, escola parceira do PIBID/IFF, e os bolsitas do PIBID-Matemática, visitaram o Horto Municipal de Campos dos Goytacazes, onde puderam realizar várias atividades atrelando as disciplinas de Artes e Matemática. Os alunos tiraram fotos de diversas espécies de plantas e ainda participaram de uma gincana com atividades coletivas e problemas matemáticos. Foi uma estratégia de ensino, em que os alunos aprenderam fora do ambiente de sala de aula e de maneira bem divertida. Um dia de muito aprendizado e diversão!
                                                     

PIBID-IFF na 67° SBPC (Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Mais um grande evento que contou coma a participação do PIBID-IFF. Desta vez foi a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrido do dia 12 ao dia 18 de julho, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP. A Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologias, que reúne milhares de pessoas (cientistas, professores, estudantes de todos os níveis e visitantes). Este ano o evento teve como tema: “Luz, Ciência e Ação”, referente ao Ano Internacional da Luz, que é celebrado em diversos países em 2015. Os bolsistas do PIBID-IFF das áreas de Biologia e Química tiveram a oportunidade de participar de mais um grande evento como esse, onde puderam compartilhar e trocar experiências em relação aos avanços da ciência. 
Segundo a bolsista do PIBID-Química, Lis Peixoto Rocha, o congresso possibilitou um momento de aprendizado e troca de experiências. Foi possível tomar conhecimento das pesquisas recentes da área educacional e dialogar com outros bolsistas do PIBID de diferentes regiões do Brasil. Lis apresentou o trabalho intitulado "A reprodução do experimento histórico de Henry Cavendish com materiais de baixo custo como recurso para a abordagem da temática reações de óxido-redução", fruto de uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José do Patrocínio (Colégio parceiro do PIBID-Química), e que também contribuiu bastante para o aprimoramento da formação docente dos demais bolsistas do PIBID. A bolsista, ainda, destacou que "A 67ª Reunião Anual da SBPC ampliou meus horizontes, “...pude apreciar desde de trabalhos voltados para o ensino de Ciências à nível do Ensino Fundamental, até trabalhos mais abrangentes, como os voltados para a Educação Ambiental. Foi uma experiência incrível".

PIBID divulga a relação dos Classificados do Edital nº60 de 23 Abril de 2015

Relação dos Classificados para a carta de motivação e das entrevistas referente ao edital nº60 de 23 abril de 2015, de acordo com o cronograma do mesmo. Classificados do Edital nº60 de 23 Abril de 2015

Matemática: relação harmoniosa com a economia de água

Dia 06 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, os bolsistas de matemática do PIBID realizaram um trabalho junto com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Lions I do Parque Santa Rosa. O objetivo do projeto era relacionar os cálculos matemáticos e a importância de economizar água, coincidindo com a escassez que a região tem enfrentado. Leia mais.

 Novo Edital para Seleção de Bolsistas para o Pibid

Os interessados deverão entregar a documentação no horário das 9h às 19h, no protocolo geral do campus Campos Centro, até o dia 20 de maio.
 
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) oferece duas vagas para convocação imediata, sendo uma para alunos de Licenciatura em Matemática e outra para alunos da Licenciatura em Letras, em seu quadro de bolsistas.
As inscrições poderão ser realizadas de 27 de abril a 20 de maio de 2015, conforme as orientações do Edital nº 60, de 23 de abril de 2015, Clique aqui.
As inscrições no período de recesso do IFF, entre os dias 29 de abril à 11 de maio, deveram ser realizadas no horário de 14 h às 19 h, no Protocolo do Instituto Federal Fluminense.

Bolsistas do PIBID  e um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio José do Patrocínio (CEJOPA) visitaram o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Campos dos Goytacazes

No dia 8 de abril um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio José do Patrocínio Bolsista do PIBID em Visita com um grupo de aluno ao CEA(CEJOPA) visitaram o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Campos dos Goytacazes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para a realização de uma aula de campo. O espaço tem como objetivo fazer com que as questões ambientais façam parte do dia-a-dia das pessoas e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300, em Guarus.

A aula faz parte do trabalho de conclusão de curso da bolsista do PIBID-química Lis Rocha, sob orientação do coordenador do PIBID da área de química Rodrigo Garret, na qual investiga-se a contribuição do 
Jardim Sensorial como espaço não formal de ensino para a promoção da Alfabetização Científica vinculada à Educação Ambiental.


Durante a visita foi feito o acolhimento no auditório, inicialmente, onde as monitoras apresentaram o objetivo da dinâmica realizada na visita e dos projetos desenvolvidos. Posteriormente foi ministrada uma aula no Jardim Sensorial existente no CEA pelas monitoras. Além disso, os alunos visitaram os espaços e projetos desenvolvidos no local, tendo a oportunidade de estar mais próximo à natureza.


Durante a visita foi feito o acolhimento no auditório, inicialmente, onde as monitoras apresentaram o objetivo da dinâmica realizada na visita e dos projetos desenvolvidos. Posteriormente foi ministrada uma aula no Jardim Sensorial existente no CEA pelas monitoras. Além disso, os alunos visitaram os espaços e projetos desenvolvidos no local, tendo a oportunidade de estar mais próximo à natureza.

Para a bolsista do PIBID-química, Lis Rocha, "A visita ao CEA foi um importante passo na construção da Educação Ambiental entre os alunos, pois houve o incentivo a preservação ambiental e o esclarecimento da importância das plantas na nossa vida. O Jardim Sensorial foi um local de exploração dos sentidos humanos, em que os alunos puderam perceber o quanto as plantas são importantes na nossa vida (remédios, alimentação, controle do efeito estufa, etc.). Veja aqui mais fotos.


Um ano de PIBID no IFF.


Desde que foram lançadas oficialmente suas atividades no Instituto, no dia 13 de março de 2014, há um ano, oImagem de um ano do PIBID Pibid/Iff tem trabalhado em busca de alcançar os objetivos do Programa, que priorizam a qualidade da formação docente e a valorização do professor da Educação Básica. O Programa tem possibilitado a aproximação dos bolsistas com a realidade escolar pública da região, proporcionando grandes reflexões sobre a prática docente.


Ao longo desse primeiro ano, os bolsistas de iniciação à docência, com o apoio de coordenadores e supervisores do programa, realizaram diversas atividades nas escolas parceiras, como incentivo à leitura, atividades voltadas para preparação dos alunos para as Olimpíadas Nacionais de Matemáticas e Física, ENEM e Prova Brasil, atividades lúdicas, aulas de monitorias, atividades culturais, as quais trouxeram grandes melhorias para o ambiente escolar.

Os bolsistas ainda participaram do I Encontro do PIBID/IF Fluminense que aconteceu durante a III Semana das Licenciaturas Câmpus Campos Centro, onde puderam trocar experiência com bolsistas de outras instituições e com professores que atuam em Institutos Federais e Universidades. Participaram da 21º Semana do Fazer Saber Fazer, que destacou vários pontos positivos como trabalho em equipe, capacidade de criação, desenvoltura na apresentação em público, motivação, senso de responsabilidade e estímulo à escrita de texto científico. Além desses eventos tiveram participação em Simpósios, Encontros e Congressos, entre eles IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT 2014), V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), IV Seminário Nacional do Pibid, I Congresso de Ensino Pesquisa Extensão do IFFluminense (CONEPE), IV Escola de inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e 2° Encontro Nacional PIBID Matemática.

Foi um ano de bons resultados e conquistas. O PIBID/IFF continua em busca de uma melhor qualificação na formação de professores e há novos planos e expectativas para o ano 2015.

Novo Edital Para Seleção de Professor Supervisor
O PIBID Publica um novo edital para seleção de Professor Supervisor em Física. Com inscrições abertas do dia 13/03 ao dia 19/03 no Protocolo do Instituto Federal Fluminenses. Para mais Informações segue o edital nº25 de 10 de março

Apresentação das atividades realizadas pelo Grupo de Letras – PIBIDApresentação das atividades realizadas pelo Grupo de Letras – PIBID.

Na ultima quarta-feira, 17 de dezembro, o grupo de letras realizou na escola Julião Nogueira, escola parceira do PIBID, uma apresentação das atividades desenvolvidas neste ano de 2014. O encontro contou com a presença da equipe gestora da escola, do coordenador institucional do PIBID, professores e convidados. As bolsistas apresentaram todas as atividades realizadas ao longo do ano e falaram dos resultados obtidos pelas mesmas. O encontro ainda proporcionou um bate-papo sobre novos planos e melhorias em relação ao PIBID para o próximo ano. A equipe gestora da escola parceira e os professores presentes falaram sobre os resultados positivos do PIBID na comunidade escolar como um todo e dos impactos do programa em seus alunos. Hoje pode-se observar mudanças importantes nos alunos participantes do projeto na escola, como o desenvolvimento do hábito de leitura. A diretoria e coordenação do Julião Nogueira, em momento especial, parabenizaram e agradeceram a equipe do PIBID pelo importante trabalho realizado em 2014.
18/12/2014

Bolsistas do PIBID não param suas atividades

Na ultima quarta-feira, dia 03 de dezembro, o grupo de matemática realizou na Escola Municipal Lions I, escola parceira do PIBID, uma Oficina de Origami e um Seminário sobre o uso incorreto das unidades de medida, destinados às turmas de oitavo e nono anos. As atividades proporcionaram um dia muito atrativo e de muito aprendizado. Os bolsistas não pararam por aí, na sexta e no sábado, dias 05 e 06 de dezembro, o grupo realizou uma Oficina de Grafitagem. Na sexta-feira tiveram um aula teórica sobre o assunto, e no sábado tiveram a oportunidade de pôr em prática o que aprenderam grafitando o muro da escola. Fotos do evento.  
09/12/2014

PIBID Compartilha conhecimentos no SINECT 

O IV SINECT – Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, evento que visa a troca de experiências, intercâmbio de pesquisas, debates e outras interações dialógicas, contou com a presença de bolsistas do PIBID IFFluminense. Cinco do grupo de bolsistas das áreas de Química, Física e Biologia, que participaram do evento, realizaram apresentações orais em seções dirigidas. O evento possibilitou uma grande troca de experiências relacionadas a ensino-aprendizagem e tecnologias envolvidas. Segundo a bolsista Ana Caroline Mafra “... do SINECT ficaram muitas ideias, anseios de mudanças e uma possibilidade de construir novos horizontes na prática docente. Poder compartilhar e trocar experiências com muitas pessoas e inúmeros trabalhos diferentes norteou o sentido transformador que a educação possui”. Fotos do evento.
03/12/2014

Bolsistas do PIBID marcaram presença na 21ª Semana do Saber Fazer

Os bolsistas ficaram envolvidos na apresentação de seus projetos, durante todo o evento. No total foram apresentados 13 projetos, sendo eles: Reaproveitamento de Alimentos, Perícia Criminal: Como a Ciência atua?, Físico - Química do processo de uma estação de tratamento de água: conhecendo todas as etapas, Oficina de Compostagem: aprenda a fazer compostagem em casa, Ensaios com lâmpadas, Fabricação de sabonete, Moléculas 3D, A fuga dos palitos, Experimentos de eletromagnetismo, Construção de controlador de umidade e temperatura de uma estufa, Construção de controlador de temperatura PID e Teste de conforto térmico de coberturas ecológicas. Os bolsistas receberam um grande número de visitantes aos seus projetos, ao longo de todo evento. Fotos do evento.
15/11/2014

PIBID contribui com projeto “Tecnologias Digitais na Educação Pública: Capacitação de Docentes no Colégio Estadual José do Patrocínio”.

O projeto aprovado pela FAPERJ, foi uma parceria do IFF-NIE com o PIBID, tendo como principais objetivos:
I Capacitar professores do Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA) quanto ao uso das Tecnologias Digitais por meio de palestras, oficinas e minicursos. Essas ações deverão, por sua vez, conscientizar os docentes da escola parceira quanto aos impactos, ao potencial, aos riscos e às boas práticas na utilização de tecnologias digitais, além de prepará-los a assumirem, de forma efetiva, seu papel de autores de material digital educacional.
II Atualizar o aparato tecnológico existente no CEJOPA.
III Promover o intercâmbio entre o IF Fluminense e a comunidade escolar parceira por meio dos professores-pesquisadores do NIE. Mais informações.

 Equipe do PIBID Química contribui para atividade didático pedagógica realizada pelo Projeto Sala Verde do IFF na Escola Municipal José do Patrocínio.

O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre a importância dos canais para a nossa região e sobre os problemas ambientais atuais, como a poluição das nossas águas e o lixo descartado em lugar incorreto. 

 

 

Eventos

A organização do INID/UNIVAP gostaria, pois, de convidar as Instituições de Ensino Superior promotoras de projetos PIBID a participar deste evento, apresentando experiências, ações e resultados já atingidos. A interação entre os projetos pode trazer para todos os participantes novas atitudes e novos pontos de vista que certamente contribuirão com o andamento dos projetos. Mais informações

XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Ocorrerá na Universidade Federal de Uberlândia - MG, nos dias de 26 a 30 de janeiro de 2015. Mais informações.

CEJOPA (Colégio Estadual José do Patrocínio) em parceria com bolsistas do PIBID realiza evento sobre a água.Projeto da Água
O evento foi realizado segunda-feira, 30 de março, na escola parceira do PIBID-IFF, Colégio Estadual José do patrocínio, tendo entre os objetivos alertar e conscientizar toda comunidade escolar, em relação ao desperdício de água. Os bolsistas do PIBID auxiliaram os alunos na elaboração das atividades, como experimentos e maquetes, as mesmas apresentadas no dia do evento. Os bolsistas da área de biologia ainda fizeram uma exposição de fotos, as quais puderam mostrar a situação da água, pontos de seca e desperdício na cidade de Campos dos Goytacazes. veja Mais


Acessar


Esqueceu sua senha?
« Setembro 2017 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Para melhor visualização, utilize:

 Mozilla Firefox