Você está aqui: Página Inicial / Navegação / Como posso fazer parte do PIBID?

Como posso fazer parte do PIBID?

1. BOLSAS

O Pibid oferece bolsas para os estudantes de licenciatura selecionados pela Universidade para participação no Programa; para professores supervisores das escolas públicas onde os subprojetos se desenvolvem, selecionados pela escola e pela Universidade, como colaboradores na formação dos licenciandos e para professores das Universidades que coordenam subprojetos e o Projeto Institucional (estes últimos concorrem por Edital da CAPES com o projeto institucional a ser proposto)

1.1. Forma de ingresso

O ingresso dos estudantes de licenciatura se dá por meio de Edital, que estabelece os critérios de seleção e os prazos, assim como, os classificados para entrevista. O processo consiste na análise não só da entrevista, mas também dos documentos e da carta de motivação. O ingresso de professores supervisores também se dá por meio de Edital e se assemelha muito com os dos estudantes de licenciatura. O ingresso de professores coordenadores se dá por meio de concorrência ao Edital da CAPES, publicado no portal da CAPES.

1.2. Obrigações do bolsista de iniciação à docência do PIBID

- dedicar-se 12 horas semanais ao subprojeto para o qual foi selecionado, cumprindo as normas gerais do Programa e as orientações do Instituto Federal Fluminense e a proposta de trabalho do subprojeto;

- acompanhar o trabalho docente no cotidiano de um professor em exercício;

- elaborar atividades docentes em parceria com a escola e articuladas à pesquisa em educação;

- colaborar com atividades desenvolvidas no espaço escolar.

2. INSTRUÇÕES PARA SER INCLUÍDO COMO BOLSISTA (BID), APÓS A SELEÇÃO POR MEIO DE EDITAL

É feita uma lista com pontos, e de acordo com essa lista é divulgada a ordem de classificação. O bolsista que é convocado é instruido a comparecer, em até 3 dias após a convocação, na Coordenação do PIBID, no IFederal Fluminense, Campos-centro, acompanhado dos seguintes documentos:

Currículo (preferencialmente na plataforma lattes);

Cópias de RG, CPF e comprovante da conta corrente bancária que irá ser declarada no termo de compromisso (não pode ser poupança) e evitar contas da Caixa Econômica por problemas entre sistema de pagamento da CAPES e o sistema da Caixa.

3. INSTRUÇÕES PARA SER INCLUÍDO COMO BOLSISTA (SUPERVISOR):

Assim como o processo feito na inclusão de bolsistas licenciandos, é feita uma lista com pontos, e de acordo com essa lista é divulgada a ordem de classificação. O bolsista que é convocado é instruido a comparecer, em até 3 dias após a convocação, na Coordenação do PIBID, no IF Fluminense, Campos-centro, acompanhado dos seguintes documentos:

Currículo (preferencialmente na plataforma lattes);
Termo de compromisso de bolsista supervisor (rubricar folhas 1 e 2 e assinar a folha 3);
Cópias de RG, CPF e comprovante da conta bancária declarada no termo de compromisso.

Esqueceu sua senha?
« Setembro 2017 »
DoSeTeQuQuSeSa

Para melhor visualização, utilize: